Escotismo

Kombi 2001

Há mais de 140 anos pelas estradas da vida

"Kombi" = "Kombinationsfahrzeug", que é  = a "veículo de uso combinado". 


Fabricada no Brasil entre
02/09/1957 e 18/12/2013
na Alemanha entre
1950 e 2013


Linha do Tempo da Kombi

1901 – Foi fundada a Karmann Guia por Wilhelm Karmann especializada em carrocerias e tornou-se fornecedor da Indústria no mundo todo.

1938 – 28/05 foi fundada a Volkswagen, pela Frente Alemã para o Trabalho, em Wolfsburg.

1947 – Os primeiros esboços da Kombi estão na caderneta do alemão Bem Pon c/ motor 1.1 e 25cv refrigerado a ar.

1949 – Firmou parceria com a Volkswagen para produzir o Fusca conversível.

1950 – Lançamento da Kombi na Alemanha e venda no Brasil pela Brasmotor em SBC-SP

1950 a 1967 T1 1ª Geração, com para-brisa dividido conhecida como “Corujinha” no Brasil 

1952 – Lançamento da versão pick-up

1953 – 23/03 foi fundada a Wolkswagen do Brasil em São Bernardo do Campo - SP. Início da montagem no Brasil com todas as peças importadas pela Brasmotor SBC-SP

1957 – 02/09 inicio da montagem com 50% de peças nacionais iniciando a fabricação da 1ª Geração da Kombi no Brasil (T1 1957 a 1975)

1959 - A Karmann Guia instalou-se em SBC-SP sendo sua primeira unidade fora da Alemanha.

1959 – A Kombi foi o 1º veiculo no Brasil com a 1ª marcha sincronizada

1960 – Lançamento da versão Turismo

1961 – Lançada a Kombi 6 portas (2ª serie) e fim das bananinhas de sinalização de seta.

1961 – O Modelo Luxo passa a ser Chamado de "Especial"

1963 – Ganhou 2 janelas laterais e um vidro maior na tampa traseira.

1964 – Ganhou novos piscas dianteiros, substituindo os antigos conhecidos como “tetinhas”

1967 a 1979 - T2 2ª Geração

1967 – é lançada a Pick-up cabine simples e cabine dupla com motor 1.5 e 44cv

1968 – Agora com diferencial travante e 12volts

1969 – Surgiu a Kombi hippie que se tornou a mais famosa do mundo. De 15 a 17/08 aconteceu o festival de Woodstock nos EUA e o fotógrafo da revista Rolling Stones, que registrava o evento, acabou fotografando a Light Bus, uma Kombi decorada com símbolos de paz, flores e cores psicodélicas de propriedade do Guitarrista da banda Light, Bob Grimm, e por ser um veículo de linhas e mecânica simples e acessível, contrastava com os carros de luxo, alinhando-se com os valores de igualdade e anticomunismo da contracultura da época.

1970 – No início da década de 70 a Karmann Guia do Brasil ingressou no segmento de Trailers e Motocasas

1973 – Tem início a História da Kombi Safari na África do Sul, quando a fabricante de trailers IUR-Hens Caravans Autovilla desenvolveu um Motorhome na estrutura da Volkswagen Kombi de 2º Geração. Equipada com motor VW de 2L e 68cv

1973 - A Autovilla., inspirada pela ideia, faz Wilhelm Karmann Jr. decidir licenciar o projeto e em 1974 apresenta a sua Karmann Mobil.

 1976 – No Salão do Automóvel foi lançada a Karmann Mobil Touring modelo 1977 baseada na Kombi furgão e oferecia conforto para 3 pessoas. A sala de estar era transformada em cama de casal e a 3º pessoa dormia num beliche suspenso de lona.

1977 e 1990 estima-se a fabricação de 500 unidades da Touring e Safari

1976 - Início da 2ª Geração da Kombi no Brasil (T1 1976 a 2013)

1976 – Lançada a Kombi Cliper

1978 – Ganhou carburação dupla e homocinética.

1979 – Ganhou novo sistema de aquecimento

1979 - A Karmann Mobil Safari é lançada pela Karmann Ghia em São Bernardo do Campo – SP, substituindo o bagageiro sobre a cabine do motorista por um dormitório de casal.

1979 a 1992 T3 3ª Geração, com linhas retas e motor boxer refrigerado a água, não foi vendida no Brasil. 

1981 – Foi lançada a Pick-up cabine dupla e a Kombi diesel motor 1600 e refrigerada a água.

1986 – A VW fabricou as últimas unidades da Kombi Luxo, Cabine Dupla e Motor diesel.

1990 a 2003 T4 4ª Geração, com motor e tração dianteira, teve versões vendidas no Brasil. 

1998 – As Kombis foram equipadas com Injeção Eletrônica para atender o Programa de Controle de Emissões Veiculares – Proconve, que foi instituído a partir da Resolução Conama nº 18, de 6 de maio de 1986.)

2000 – Fim da produção da Pick-up

2003 a 2015 T5 5ª Geração, com design mais aerodinâmico, não foi vendida no Brasil.

2005 – Último ano de montagem da Kombi com motor a ar, e foi lançada a Série Prata com 200 unidades produzias com motor a ar e pintadas na cor Prata Light com detalhes em tons de prata e cinza

2006 – Sai da linha de montagem a primeira Kombi c/ motor 1.4 Flex com 80cv refrigerada a água.

2007 – Lançada a Edição 50 anos de produção no Brasil com 50 unidades numeradas na cor Vermelho Bonanza e Branco Cristal, a série mais rara da linha especial da Kombi.

2013 – Após 63 anos em dezembro, foi produzido a última Kombi no Brasil. Deixou muitas recordações na memória dos brasileiros. Mas a VW deixou a série Last Edition, com 600 unidades e depois mais 600 unidades  na cor Azul e Branca com alguns toques retrô.

2015 a 2021 T6 6ª Geração, considerada como um facelift da T5 não foi vendida no Brasil

2023 a Atual – T7 7ª Geração, com plataforma MQB e opções híbridas, não foi vendida no Brasil.

2022 a Atual - ID. Buzz Kombi elétrica, inspirada na T1, com motor traseiro e tecnologia moderna, disponível no Brasil por assinatura.

2025 – 26/06

 

Mais sobre Kombi

Wikipedia Volkswagen_Kombi

Quatro Rodas

Vigorito.com.br VW

kombi Clube.com.br

Sampakombiclube.com.br

Kombi Light Bus

Nenhum comentário:

Postar um comentário