Há mais de 140 anos pelas estradas da vida
"Kombi" = "Kombinationsfahrzeug", que é = a "veículo de uso combinado".
![]() |
Fabricada no Brasil entre 02/09/1957 e 18/12/2013 na Alemanha entre 1950 e 2013 |
Linha do Tempo da Kombi
1901 – Foi fundada a Karmann Guia por Wilhelm Karmann especializada
em carrocerias e tornou-se fornecedor da Indústria no mundo todo.
1938 – 28/05 foi fundada a Volkswagen, pela Frente Alemã para o Trabalho,
em Wolfsburg.
1947 – Os primeiros esboços da Kombi estão na caderneta do
alemão Bem Pon c/ motor 1.1 e 25cv refrigerado a ar.
1949 – Firmou parceria com a Volkswagen para produzir o Fusca conversível.
1950 – Lançamento da Kombi na Alemanha e venda no Brasil pela Brasmotor em SBC-SP
1950 a 1967 T1 1ª Geração, com para-brisa dividido conhecida
como “Corujinha” no Brasil
1952 – Lançamento da versão pick-up
1953 – 23/03 foi fundada a Wolkswagen do Brasil em São Bernardo do Campo - SP. Início da montagem no Brasil com todas as peças importadas pela Brasmotor SBC-SP
1957 – 02/09 inicio da montagem com 50% de peças nacionais iniciando a fabricação da 1ª Geração da Kombi no Brasil (T1 1957 a 1975)
1959 - A Karmann Guia instalou-se em SBC-SP sendo sua primeira
unidade fora da Alemanha.
1959 – A Kombi foi o 1º veiculo no Brasil com a 1ª marcha
sincronizada
1960 – Lançamento da versão Turismo
1961 – Lançada a Kombi 6 portas (2ª serie) e fim das
bananinhas de sinalização de seta.
1961 – O Modelo Luxo passa a ser Chamado de "Especial"
1963 – Ganhou 2 janelas laterais e um vidro maior na tampa
traseira.
1964 – Ganhou novos piscas dianteiros, substituindo os
antigos conhecidos como “tetinhas”
1967 a 1979 - T2 2ª Geração
1967 – é lançada a Pick-up cabine simples e cabine dupla com motor 1.5 e 44cv
1968 – Agora com diferencial travante e 12volts
1969 – Surgiu a Kombi hippie que se tornou a mais famosa do mundo. De 15 a 17/08 aconteceu o festival de Woodstock nos EUA e o fotógrafo da revista Rolling Stones, que registrava o evento, acabou fotografando a Light Bus, uma Kombi decorada com símbolos de paz, flores e cores psicodélicas de propriedade do Guitarrista da banda Light, Bob Grimm, e por ser um veículo de linhas e mecânica simples e acessível, contrastava com os carros de luxo, alinhando-se com os valores de igualdade e anticomunismo da contracultura da época.
1970 – No início da década de 70 a Karmann Guia do Brasil
ingressou no segmento de Trailers e Motocasas
1973 – Tem início a História da Kombi Safari na África do
Sul, quando a fabricante de trailers IUR-Hens Caravans Autovilla desenvolveu um Motorhome na estrutura da Volkswagen Kombi de 2º Geração. Equipada com motor VW de 2L e 68cv
1973 - A Autovilla., inspirada pela ideia, faz Wilhelm Karmann
Jr. decidir licenciar o projeto e em 1974 apresenta a sua Karmann Mobil.
1977 e 1990 estima-se a fabricação de 500 unidades da Touring e Safari
1976 - Início da 2ª Geração da Kombi no Brasil (T1 1976 a
2013)
1976 – Lançada a Kombi Cliper
1978 – Ganhou carburação dupla e homocinética.
1979 – Ganhou novo sistema de aquecimento
1979 - A Karmann Mobil Safari é lançada pela Karmann Ghia em São Bernardo do Campo – SP, substituindo o bagageiro sobre a cabine do motorista por um dormitório
de casal.
1979 a 1992 T3 3ª Geração, com linhas retas e motor boxer
refrigerado a água, não foi vendida no Brasil.
1981 – Foi lançada a Pick-up cabine dupla e a Kombi diesel
motor 1600 e refrigerada a água.
1986 – A VW fabricou as últimas unidades da Kombi Luxo,
Cabine Dupla e Motor diesel.
1990 a 2003 T4 4ª Geração, com motor e tração dianteira,
teve versões vendidas no Brasil.
1998 – As Kombis foram equipadas com Injeção Eletrônica para atender o Programa de Controle de Emissões Veiculares – Proconve, que foi instituído a partir da Resolução Conama nº 18, de 6 de maio de 1986.)
2000 – Fim da produção da Pick-up
2003 a 2015 T5 5ª Geração, com design mais aerodinâmico, não
foi vendida no Brasil.
2005 – Último ano de montagem da Kombi com motor a ar, e foi
lançada a Série Prata com 200 unidades produzias com motor a ar e pintadas na
cor Prata Light com detalhes em tons de prata e cinza
2006 – Sai da linha de montagem a primeira Kombi c/ motor
1.4 Flex com 80cv refrigerada a água.
2007 – Lançada a Edição 50 anos de produção no Brasil com 50
unidades numeradas na cor Vermelho Bonanza e Branco Cristal, a série mais rara
da linha especial da Kombi.
2013 – Após 63 anos em dezembro, foi produzido a última
Kombi no Brasil. Deixou muitas recordações na memória dos brasileiros. Mas a VW
deixou a série Last Edition, com 600 unidades e depois mais 600 unidades na cor Azul e Branca com alguns toques retrô.
2015 a 2021 T6 6ª Geração, considerada como um facelift da
T5 não foi vendida no Brasil
2023 a Atual – T7 7ª Geração, com plataforma MQB e opções
híbridas, não foi vendida no Brasil.
2022 a Atual - ID. Buzz Kombi elétrica, inspirada na T1, com
motor traseiro e tecnologia moderna, disponível no Brasil por assinatura.
2025 – 26/06
Mais sobre Kombi
Nenhum comentário:
Postar um comentário