Páginas Inicial

Verbetes Escoteiros

 - Verbete é o nome que se dá a cada um dos artigos, também chamados entradas, de um dicionário, de uma enciclopédia ou de outro livro ou obra de referência que organiza informações.
 - Os verbetes de dicionário são entradas, definições de palavras e explicações e notas sobre algo. O verbete de dicionário não serve somente para dar o significado de uma palavra como serve também para dar explicações gramaticais.

AJURIS – São concentrações de Tropas distritais, regionais ou nacionais, com o fim de confraternização ou em comemoração a qualquer data ou fato. A palavra é de origem tupi-guarani, significando mixirão ou mutirão, relacionada com a reunião de tribos ou famílias indígenas para a execução de certos trabalhos ou tarefas. O nome mutirão ainda hoje é dado à concentração de trabalhadores vizinhos em época de capina ou colheita

COMPANHEIRO DE PENA – chama-se os Escoteiro ou Escotistas que, dentro dos planos “Pen-Pall” ou “Link-up” (ligação), mantem correspondência cordial e fraterna, iniciada por intermédio ou com conhecimento do Comissário Internacional da UEB.

GRANDE FRATERNIDADE MUNDIAL DOS ESCOTEIROS – é formada por todos os membros do Movimento Escoteiro e, dessa forma concorrem para a paz e a mutua compreensão entre os homens, auxiliando todos os movimentos de cooperação mundial que se coadunem com os interesses e sentimentos nacionais.  

INDABA – é termo zulu-banto e refere-se a reunião de chefes de tribos sul-africanas para cuidar de negócios, serviços. guerras. B.P adotou essa palavra para concentração de chefes Escoteiros no campo, em atividade e estudos comum no sentido de sua confraternização ou do progresso do Movimento, e comemoração ou festas.

JAMBOREES – Em 1920 houve a 1ª reunião mundial de Escoteiros. De então em diante convencionou-se a realização de outras reuniões de 4 em 4 anos, em local previamente escolhido pelos representantes das diversas entidades Escoteiras. A essa reunião que chamamos “Jamborees” (Jamburis). São oportunidades para intercambio de Escoteiros de todos os países. É o mesmo que acontece nos meios esportivos como as Olimpiadas, embora nas  concentrações escoteiras não aja competição e sim demonstração. O 1º Jamboree realizou-se em Olímpia Londres Inglaterra em 1920....... 

Mística - mís.ti.ca sf (gr mystiké) 1 Tratado a respeito das coisas divinas ou espirituais. 2 O mesmo que misticismo. 3 Ciência e arte do mistério; meio de iniciação baseado sobre a ação de Deus na alma humana. 4 Devotamento a uma doutrina. (portanto escotismo não tem mistica)

Místicismo - mis.ti.cis.mo sm (mistico+ismo) 1 Filos Crença religiosa ou filosófica dos místicos, que admitem comunicações ocultas entre os homens e a divindade. 2 Aptidão ou tendência para crer no sobrenatural. 3 Devoção religiosa; vida contemplativa. 4 Fanatismo por uma doutrina. 5 O lado misterioso de qualquer doutrina. M. cristão: o desapego de si mesmo por amor de Deus. (portanto escotismo não tem misticismo)


Tradição - tra.di.ção sf (lat traditione) 1 Ato de transmitir ou entregar. 2 Comunicação ou transmissão de notícias, composições literárias, doutrinas, ritos, costumes, feita de pais para filhos no decorrer dos tempos ao sucederem-se as gerações. 3 Notícia de um feito antigo transmitida desse modo. 4 Doutrinas, costumes etc., conservados num povo por transmissão de pais para filhos. 5 Conjunto de usos, idéias e valores morais transmitidos de geração em geração. 6 Memória, recordação, símbolo. (portanto escotismo tem Tradição)

Um comentário:

  1. Tradição - alem de tudo o quanto acima foi escrito para o verbete, ha esta possibilidade:
    "receber de alguem que o precede algo, este algo no estado em que se encontra. Guardar,exibir, zelar, fazer conhecer este algo sem modificá-lo, sem tirar-lhe ou acrescer-lhe algo, até que chegue o momento no qual voce deva entregá-lo a alguem que o sucederá.
    Em suma como voce recebe, voce o passa á frente."

    ResponderExcluir