Regra 1-12 do POR 1960 e 1970 – O Método Escoteiro
I – Lei e Promessa
II – Sistema de Patrulhas
III – A Boa Ação
IV – Aprender Fazendo
V – Levar em conta o ponto de vista do Rapaz
VI – Formação Pessoal pela orientação individual
VII – Sistema de distintivos de Classe e de Especialidades
VIII – Vida ao Ar Livre, através do campismo e excursionismo
IX – Sistema de Grupos divididos em Seções separadas de cada Ramo tendo cada uma delas número limitado de rapazes e chefia própria.
X – A Fraternidade Mundial Escoteira. (Acrescido na Regra 1-12 do POR 1970)
Regra 1-12 POR 1986 - Método Escoteiro
O método escoteiro caracteriza-se pelos seguintes pontos básicos:
I – Aceitação voluntaria da Lei e Promessa
II – Sistema de Patrulhas
III – A solidariedade ao próximo exercitada pela boa ação
IV – Aprender Fazendo
V – Levar em conta o ponto de vista do jovem
VI – Formação pessoal pela orientação individual
VII – Sistema progressivo de distintivos de classe e de especialidades
VIII – Vida ao Ar Livre, por intermédio do campismo e do excursionismo
IX – Sistema de Grupos divididos em Seções separadas de cada Ramo tendo cada uma delas número limitado de rapazes e chefia própria.
X – A Fraternidade Escoteira Mundial.
Regra 10 do POR 1995 - Método Escoteiro
a – Aceitação da Promessa e da Lei Escoteira: Todos os membros assumem, voluntariamente, um compromisso de vivencia da Promessa e da Lei Escoteira
b – Aprender fazendo: Educação pela ação, o Escotismo valoriza: o aprender pela pratica; o treinamento para a autonomia, baseado na autoconfiança e iniciativa; os hábitos de observação, indução e dedução
c – Vida em equipe, incluindo: a descoberta e aceitação progressiva de responsabilidade; a disciplina assumida voluntariamente; a capacidade tanto para cooperar como para liderar.
d – Atividade progressivas, atraente e variadas, compreendendo: Jogos; adestramento em técnicas uteis, estimuladas por um sistema de distintivos; vida ao ar livre e em contato com a Natureza; interação com a Comunidade; mística e ambiente fraterno.
e – Desenvolvimento pessoal pela orientação individual considerando: a realidade e o ponto de vista de cada membro; a confiança nas potencialidades de cada jovem; o exemplo pessoal do adulto; Seções com numero limitado de jovens e faixa etária própria.
Regra 10 do POR Agosto de 1992 - Método
1 – Aceitação da Promessa e da Lei Escoteira: Todos os membros assumem um compromisso, de vivencia da Promessa e da Lei Escoteira,
2 – Aprender fazendo: Educação pela ação, o Escotismo valoriza:
- o aprendizado pela pratica;
- o treinamento para a autonomia, baseado na autoconfiança e iniciativa;
- os hábitos de observação, indução e dedução
3 – Vida em equipe, denominada nas Tropas "Sistema de Patrulhas", incluindo:
- a descoberta e aceitação progressiva de responsabilidade;
- a disciplina assumida voluntariamente;
- a capacidade tanto para cooperar como para liderar.
4 – Atividade progressivas, Atraentes e Variadas, compreendendo:
a. Jogos;
b. adestramento em técnicas uteis, estimuladas por um sistema de distintivos;
c. vida ao ar livre e em contato com a Natureza;
d. interação com a Comunidade;
e. mística e ambiente fraterno.
5 – Desenvolvimento pessoal pela orientação individual considerando:
a. a realidade e o ponto de vista de cada membro;
b. a confiança nas potencialidades de cada jovem;
c. o exemplo pessoal do adulto;
d. Seções com numero limitado de jovens e faixa etária própria.
Regra 10 do POR 1998 - Método Escoteiro
a – Aceitação da Promessa e da Lei Escoteira: Todos os membros assumem, voluntariamente, um compromisso de vivencia da Promessa e da Lei Escoteira
b – Aprender fazendo: Educação pela ação, o Escotismo valoriza: o aprendizado pela pratica; o treinamento para a autonomia, baseado na autoconfiança e iniciativa; os hábitos de observação, indução e dedução
c – Vida em equipe, denominada nas Tropas "Sistema de Patrulhas", incluindo: a descoberta e aceitação progressiva de responsabilidade; a disciplina assumida voluntariamente; a capacidade tanto para cooperar como para liderar.
d – Atividade progressivas, atraente e variadas, compreendendo: Jogos; adestramento em técnicas uteis, estimuladas por um sistema de distintivos; vida ao ar livre e em contato com a Natureza; interação com a Comunidade; mística e ambiente fraterno.
e – Desenvolvimento pessoal pela orientação individual considerando: a realidade e o ponto de vista de cada membro; a confiança nas potencialidades de cada jovem; o exemplo pessoal do adulto; Seções com numero limitado de jovens e faixa etária própria.
Regra 10 do POR 2000 e 2001 – Método Escoteiro
a – Aceitação da promessa e da Lei Escoteira: Todos os membros assumem, voluntariamente, um compromisso de vivencia da Promessa e da Lei Escoteira
b – Aprender fazendo: Educação pela ação, o Escotismo valoriza: o aprender pela pratica; o treinamento para a autonomia, baseado na autoconfiança e iniciativa; os hábitos de observação, indução e dedução
c – Vida em equipe, denominada nas Tropas “Sistema de Patrulhas”, incluindo: a descoberta e aceitação progressiva de responsabilidade; a disciplina assumida voluntariamente; a capacidade tanto para cooperar como para liderar.
d – Atividade progressivas, atraente e variadas, compreendendo: Jogos; habilidades e técnicas uteis, estimuladas por um sistema de distintivos; vida ao ar livre e em contato com a natureza; interação com a comunidade; mística e ambiente fraterno.
e – Desenvolvimento pessoal com orientação individual considerando: a realidade e o ponto de vista dos jovens; a confiança nas potencialidades de cada jovem; o exemplo pessoal do adulto; Seções com numero limitado de jovens e faixa etária própria.
Regra 10 do POR 2013 10ª edição - Método Escoteiro (alteração 29/11/2013, 17/03/2014, 15/03/2019, 04/10/2016, 22/05/2017 e 26/10/20)
Regra 10 do POR 2013 – Método Educativo Escoteiro (alterações da 10 Edição de 17/02/2022, 11ª Edição 30/06/2022 e 11ª Edição 28/07/23)
1 – Promessa e Lei Escoteira
2 – Aprender fazendo
3 – Progressão pessoal
4 – Sistema de Equipes
5 – Suporte do Adulto
6 – Marco Simbólico
7 – Natureza
8 – Envolvimento Comunitário.
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