Regra 1-12 do POR 1960 – O Método Escoteiro
1 – Lei e Promessa
2 – Sistema de Patrulhas
3 – A Boa Ação
4 – Aprender Fazendo
5 – Levar em conta o ponto de vista do Rapaz
6 – Formação Pessoal pela orientação individual
7 – Sistema de distintivos de Classe e de Especialidades
8 – Vida ao Ar Livre, através do campismo e excursionismo
9 – Sistema de Grupos divididos em Seções separadas de cada Ramo tendo cada uma delas número limitado de rapazes e chefia própria.
10 – A Fraternidade Mundial Escoteira. (Acrescido na Regra 1-12 do POR 1970)
Regra 10 do POR 2000 – Método Escoteiro
a – Aceitação da promessa e da Lei Escoteira: Todos os membros assumem, voluntariamente, um compromisso de vivencia da Promessa e da Lei Escoteira
b – Aprender fazendo: Educação pela ação, o Escotismo valoriza: o aprender pela pratica; o treinamento para a autonomia, baseado na autoconfiança e iniciativa; os hábitos de observação, indução e dedução
c – Vida em equipe, denominada nas Patrulhas “Sistema de Patrulhas”, incluindo: a descoberta e aceitação progressiva de responsabilidade; a disciplina assumida voluntariamente; a capacidade tanto para cooperar como para liderar.
d – Atividade progressivas, atraente e variadas, compreendendo: Jogos; habilidades e técnicas uteis, estimuladas por um sistema de distintivos; vida ao ar livre e em contato com a natureza; interação com a comunidade; mística e ambiente fraterno.
e – Desenvolvimento pessoal com orientação individual considerando: a realidade e o ponto de vista dos jovens; a confiança nas potencialidades de cada jovem; o exemplo pessoal do adulto; Seções com numero limitado de jovens e faixa etária própria.
Regra 10 do POR 2013 (alteração de 28/07/2023) – O Método Educativo Escoteiro
1 – Promessa e Lei Escoteira
2 – Aprender Fazendo
3 – Progressão Pessoal
4 – Sistema de Equipes
5 – Suporte do Adulto
6 – Marco Simbólico
7 – Natureza
8 – Envolvimento Comunitário.
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