Escotismo

Método Escoteiro e Programa Escoteiro

 

Regra 1-12 do POR 1960 e 1970 – O Método Escoteiro

O método escoteiro caracteriza-se pelos seguintes pontos básicos: 

I – Lei e Promessa

II – Sistema de Patrulhas

III – A Boa Ação

IV – Aprender Fazendo

V – Levar em conta o ponto de vista do Rapaz

VI – Formação Pessoal pela orientação individual

VII – Sistema de distintivos de Classe e de Especialidades

VIII – Vida ao Ar Livre, através do campismo e excursionismo

IX – Sistema de Grupos divididos em Seções separadas de cada Ramo tendo cada uma delas número limitado de rapazes e chefia própria.

X – A Fraternidade Mundial Escoteira. (Acrescido na Regra 1-12 do POR 1970)

Regra 1-12 POR 1986 - Método Escoteiro

O método escoteiro caracteriza-se pelos seguintes pontos básicos: 

I – Aceitação voluntaria da Lei e Promessa

II – Sistema de Patrulhas

III – A solidariedade ao próximo exercitada pela boa ação

IV – Aprender Fazendo

V – Levar em conta o ponto de vista do jovem

VI – Formação pessoal pela orientação individual

VII – Sistema progressivo de distintivos de classe e de especialidades

VIII – Vida ao Ar Livre, por intermédio do campismo e do excursionismo

IX – Sistema de Grupos divididos em Seções separadas de cada Ramo tendo cada uma delas número limitado de rapazes e chefia própria.

X – A Fraternidade Escoteira Mundial.

Regra 10 do POR 1995 - Método Escoteiro

O Método Escoteiro, com aplicação eficazmente planejada e sistematicamente avaliada nos diversos níveis do Movimento, caracteriza-se pelo conjunto dos seguintes pontos:

a – Aceitação da Promessa e da Lei Escoteira: Todos os membros assumem, voluntariamente, um compromisso de vivencia da Promessa e da Lei Escoteira 

b – Aprender fazendo: Educação pela ação, o Escotismo valoriza: o aprender pela pratica; o treinamento para a autonomia, baseado na autoconfiança e iniciativa; os hábitos de observação, indução e dedução

c – Vida em equipe, incluindo: a descoberta e aceitação progressiva de responsabilidade; a disciplina assumida voluntariamente; a capacidade tanto para cooperar como para liderar.

d – Atividade progressivas, atraente e variadas, compreendendo: Jogos; adestramento em técnicas uteis, estimuladas por um sistema de distintivos; vida ao ar livre e em contato com a Natureza; interação com a Comunidade; mística e ambiente fraterno.  

e – Desenvolvimento pessoal pela orientação individual considerando: a realidade e o ponto de vista de cada membro; a confiança nas potencialidades de cada jovem; o exemplo pessoal do adulto; Seções com numero limitado de jovens e faixa etária própria.

Regra 10 do POR Agosto de 1992 - Método

O Método Escoteiro caracteriza-se pelo conjunto dos seguintes pontos, com aplicação eficazmente planejada e sistematicamente avaliada nos diversos níveis do Movimento:

1 – Aceitação da Promessa e da Lei Escoteira: Todos os membros assumem um compromisso, de vivencia da Promessa e da Lei Escoteira, 

2 – Aprender fazendo: Educação pela ação, o Escotismo valoriza: 

- o aprendizado pela pratica; 

- o treinamento para a autonomia, baseado na autoconfiança e iniciativa; 

- os hábitos de observação, indução e dedução

3 – Vida em equipe, denominada nas Tropas "Sistema de Patrulhas", incluindo: 

- a descoberta e aceitação progressiva de responsabilidade; 

- a disciplina assumida voluntariamente; 

- a capacidade tanto para cooperar como para liderar.

4 – Atividade progressivas, Atraentes e Variadas, compreendendo: 

a. Jogos; 

b. adestramento em técnicas uteis, estimuladas por um sistema de distintivos; 

c. vida ao ar livre e em contato com a Natureza;

d. interação com a Comunidade; 

e. mística e ambiente fraterno.  

5  – Desenvolvimento pessoal pela orientação individual considerando: 

a. a realidade e o ponto de vista de cada membro; 

b. a confiança nas potencialidades de cada jovem; 

c. o exemplo pessoal do adulto; 

d. Seções com numero limitado de jovens e faixa etária própria.

Regra 10 do POR 1998 - Método Escoteiro

O Método Escoteiro, com aplicação eficazmente planejada e sistematicamente avaliada nos diversos níveis do Movimento, caracteriza-se pelo conjunto dos seguintes pontos:

a – Aceitação da Promessa e da Lei Escoteira: Todos os membros assumem, voluntariamente, um compromisso de vivencia da Promessa e da Lei Escoteira 

b – Aprender fazendo: Educação pela ação, o Escotismo valoriza: o aprendizado pela pratica; o treinamento para a autonomia, baseado na autoconfiança e iniciativa; os hábitos de observação, indução e dedução

c – Vida em equipe, denominada nas Tropas "Sistema de Patrulhas", incluindo: a descoberta e aceitação progressiva de responsabilidade; a disciplina assumida voluntariamente; a capacidade tanto para cooperar como para liderar.

d – Atividade progressivas, atraente e variadas, compreendendo: Jogos; adestramento em técnicas uteis, estimuladas por um sistema de distintivos; vida ao ar livre e em contato com a Natureza; interação com a Comunidade; mística e ambiente fraterno.  

e – Desenvolvimento pessoal pela orientação individual considerando: a realidade e o ponto de vista de cada membro; a confiança nas potencialidades de cada jovem; o exemplo pessoal do adulto; Seções com numero limitado de jovens e faixa etária própria.

Regra 10 do POR 2000 e 2001 – Método Escoteiro

O Método Escoteiro, com aplicação eficazmente planejada e sistematicamente avaliada nos diversos níveis do Movimento, caracteriza-se pelo conjunto dos seguintes pontos:

a – Aceitação da promessa e da Lei Escoteira: Todos os membros assumem, voluntariamente, um compromisso de vivencia da Promessa e da Lei Escoteira 

b – Aprender fazendo: Educação pela ação, o Escotismo valoriza: o aprender pela pratica; o treinamento para a autonomia, baseado na autoconfiança e iniciativa; os hábitos de observação, indução e dedução

c – Vida em equipe, denominada nas Tropas “Sistema de Patrulhas”, incluindo: a descoberta e aceitação progressiva de responsabilidade; a disciplina assumida voluntariamente; a capacidade tanto para cooperar como para liderar.

d – Atividade progressivas, atraente e variadas, compreendendo: Jogos; habilidades e técnicas uteis, estimuladas por um sistema de distintivos; vida ao ar livre e em contato com a natureza; interação com a comunidade; mística e ambiente fraterno.  

e – Desenvolvimento pessoal com orientação individual considerando: a realidade e o ponto de vista dos jovens; a confiança nas potencialidades de cada jovem; o exemplo pessoal do adulto; Seções com numero limitado de jovens e faixa etária própria.

Regra 10 do POR 2013 10ª edição - Método Escoteiro (alteração 29/11/2013, 17/03/2014, 15/03/2019, 04/10/2016, 22/05/2017 e 26/10/20)

 O Método Escoteiro, com aplicação planejada e avaliada sistematicamente nos diversos níveis do 
Movimento, caracteriza-se pelo conjunto dos seguintes pontos:

 a) Aceitação da Promessa e da Lei Escoteira - todos os membros assumem, voluntariamente, 
um compromisso de vivência da Promessa e da Lei Escoteira.

 b) Aprender fazendo - educando pela ação, o Escotismo valoriza:
    - O aprendizado pela prática;
    - O desenvolvimento da autonomia, baseado na autoconfiança e iniciativa;
    - Os hábitos de observação, indução e dedução.
 c) Vida em equipe - denominada nas Tropas de “Sistema de Patrulhas”, incluindo:
    - A descoberta e a aceitação progressiva de responsabilidade; 
    - A disciplina assumida voluntariamente;
    - A capacidade tanto para cooperar como para liderar.
 d) Atividades progressivas, atraentes e variadas compreendendo:
    - Jogos;
    - Habilidades e técnicas úteis, estimuladas por um sistema de distintivos;
    - Vida ao ar livre e em contato com a natureza;
    - Interação com a comunidade;
    - Mística e ambiente fraterno.
 e) Desenvolvimento pessoal com orientação individual, considerando:
    - A realidade e o ponto de vista de cada criança, adolescente ou jovem;
    - A confiança nas potencialidades dos educandos;
    - O exemplo pessoal do adulto;
    - Seções com número limitado de jovens e faixa etária própria

Regra 10 do POR 2013  – Método Educativo Escoteiro (alterações da 10 Edição de  17/02/2022, 11ª Edição 30/06/2022 e 11ª Edição 28/07/23)

 O Método Educativo Escoteiro é a ferramenta que utilizamos para criar as condições educativas 
necessárias para que os jovens sejam os protagonistas do seu próprio desenvolvimento. É um sistema 
de autoeducação progressiva, de empoderamento e de aprendizagem cooperativa, baseado nas 
interações de elementos igualmente importantes, que atuam de maneira articulada como um sistema 
coeso

1 – Promessa e Lei Escoteira

2 – Aprender fazendo

3 – Progressão pessoal

4 – Sistema de Equipes

5 – Suporte do Adulto

6 – Marco Simbólico

7 – Natureza

8 – Envolvimento Comunitário.


Criada em 16/01/25 - atualizado 05/04/25

Nenhum comentário:

Postar um comentário