Páginas Inicial

Dia Mundial do Pensamento

Boletim Informativo Nº 01

Como foi que tudo começou....

O Dia do Pensamento vai comemorou 95 anos em 2021!!

A idéia de estabelecer um dia especial a cada ano em que Bandeirantes do mundo inteiro pensam uns nos outros , surgiu na 4ª Conferência Mundial, celebrada em 1926 nos Estados Unidos. A data escolhida foi o dia 22 de Fevereiro, dia do nascimento tanto do Fundador Lord Baden-Powell como da Chefe Bandeirante Mundial, Olave, Lady Baden-Powell.

Anos mais tarde, em 1932, na 7ª Conferência Mundial celebrada na Polônia, uma delegada belga sugeriu que, como os aniversários geralmente estão associados a presentes, que no dia do Pensamento, como forma de apreço e amizade, os Bandeirantes oferecessem uma contribuição monetária voluntária além de seus pensamentos. Foi assim que surgiu o Fundo do Dia do Pensamento.

A sugestão foi assimilada rapidamente e o Fundo do Dia do Pensamento foi estabelecido para promover o Bandeirantismo aonde a necessidade fosse maior. Em 1933, arrecadou-se para o fundo £520, 12s, 6d. A sugestão de um penny – “um penny por seus pensamentos” – ou equivalente, é simbólico hoje em dia.

Como era usado o Dia do Pensamento quando estava ainda na infância?
Em 1941, as contribuições do Dia do Pensamento serviram para ajudar os países que sofreram com os efeitos da Segunda Guerra Mundial. O dinheiro recebido para o Fundo em 1943 incluiu doações de Cuba e México, a primeira vez que o Fundo recebeu doações da América Latina. Ao escrever no “The Council Fire” daquele ano, a Diretora do World Bureau disse “O Dia do Pensamento é uma realidade incontestável em nosso Movimento Mundial. Até mesmo agora, no meio de uma guerra mundial quando em todas as partes do mundo cada cidadão precisa de dinheiro e atenção, os Bandeirantes já enviaram mais de £130 para o Dia do Pensamento Mundial deste ano e ainda está chegando mais.”

Em 1945 foi lançado um Fundo Especial do Dia do Pensamento, a “Contribuição da Mão Caridosa” foi lançada para ajudar os Bandeirantes nos países devastados com a guerra a restabelecerem o movimento. O objetivo era arrecadar £ 2.000 antes do final do ano e, por meados de Setembro 1945 ¾ desta quantia já havia sido arrecadado. A “Contribuição da Mão Caridosa”, ficou aberta até o final de 1946. Houve uma grande reposta a esta solicitação, o dinheiro era arrecadado de diversas maneiras: uma Companhia Bandeirante vendeu flores enquanto que a outra preparou um baile de dança Escocesa. Com as doações recebidas, vieram sugestões e pedidos de como o Fundo seria utilizado. Um grupo de Cirandas pediu que sua doação de 1 shilling e sete pence ( aproximadamente 8 pence da Libra esterlina de hoje, equivalente a US$ 2,6 ) fosse dividida em 1 d. para Islândia, 1d. Hungria, 1d. Grécia, 2d. para Holanda, 2d. Bélgica, 3d. Polônia, 4d. França e 5d. para Noruega.

Em 1957 – o Centenário do Nascimento do Fundador, Lord Baden-Powell – A Associação Mundial produziu um disco de gramofone gravado nos estúdios da EMI em Londres. Entre os elementos que foram gravados estão a Canção Mundial, o Jogo do bastão Maori, uma canção de ninar Zulu e uma mensagem para o Dia do Pensamento da Chefe Bandeirante Mundial. Estamos enviando um cassete para que você também possa desfrutar de uma parte da história do Dia do Pensamento.

Uma canção para o Dia do Pensamento foi composta em 1975 por Sue Stevens do Reino Unido.

Em Julho 1999 na 30ª Conferência Mundial, o novo nome de Dia Mundial do Pensamento foi adotado, enfatizando o aspecto mundial do Dia do Pensamento.

Para finalizar, existe um evento que acontece a cada ano em Londres para marcar os aniversários de Lord e Lady Baden-Powell. No Sábado próximo ao Dia do Pensamento, realiza-se um evento especial na Abadia de Westminister como comemoração do Dia do Pensamento e do nascimento do fundador. Entre as girlandas de flores que estão sobre o Memorial do Fundador, existe uma em favor da WAGGGS feita de flores azuis e douradas formando o Broche Mundial. Embora já existisse uma pedra dedicada a Lorde Baden-Powell na Abadia desde 1941, em 1981m uma pedra memorial foi dedicada para Lord e Lady Baden-Powell, a primeira pedra memorial dupla da Abadia.

A medida que celebramos o Dia do Pensamento talvez devamos também nos lembrar daquela delegada anônima da Bélgica cuja sugestão de 68 anos atrás, de dar “um penny por seus pensamentos” favoreceu a expansão do trabalho da WAGGGS ao redor do mundo.
DIA MUNDIAL DO PENSAMENTO


Boletim Informativo Nº 02

Mensagem do Dia do Pensamento da Chefe Bandeirante Mundial

Uma mensagem do Dia do Pensamento da Chefe Mundial, Setembro de 1976 ( última mensagem antes de seu falecimento)

Bem, aqui estamos nos aproximando novamente do Dia do Pensamento e me pergunto quantas de vocês, Bandeirantes vão lembrar o que esta data significa. A maioria vai saber que este é o dia do aniversário do fundador, assim como é o meu. Ficou decidido que as bandeirantes de toda a parte deveriam ser estimuladas a pensar profundamente e agradecer por tudo aquilo que o nosso movimento é e faz, e a fazer alguma coisa para ajudar a cumprir sua missão no mundo.

Nossos pensamentos carinhosos ganham asas e voam de país a país, para bem longe e além dos sete oceanos e , à medida que o nosso efetivo aumenta a cada ano, percebemos que a força de nossos pensamentos está se expandindo e todos os pensamentos positivos são de valor ilimitado neste mundo conturbado em que vivemos hoje.

Pensamentos levam á ação, e tenho certeza que vocês Bandeirantes irão realizar algum tipo de comemoração para o próprio Dia do Pensamento, em pequenos números ou em grandes eventos, e o que você der em forma de dinheiro, vai ajudar nossa irmandade a crescer e expandir para o maior número possível de meninas como você.

Comecei quando pela primeira vez acordei em 22 de Fevereiro lembrando de todos os países que eu já havia visitado e que sabia que as Bandeirantes estariam pensando em mim!

Comecei pensando no pequeno grupo de Bandeirantes da Áustria, bem pertinho, depois voei para a Austrália, com seu grande número de cidades em que as Bandeirantes estariam reunidas para alguma cerimônia especial do Dia do Pensamento.

Então pulei para a pequena Bélgica bem perto de mim e depois para o Brasil, longe, do outro lado do mar.

Depois lembrei da vasta extensão do Canadá com as Bandeirantes nas grandes cidades e também nas isoladas Regiões Árticas.

A Pequena Dinamarca veio na minha memória em seguida, de mãos dadas com a pequenina ilha de Dominica e depois eu já estava junto ás Guias do Egito, Eire e Etiópia, com a Finlândia, França e o distante Fiji.

A Alemanha e a Grécia vieram logo em minha mente, seguidas pela Holanda e mais longe, pelo Hong-Kong a medida que eu perdia um bom tempo lembrando , mentalmente da Islândia, Itália e Israel, e vendo na minha mente várias Bandeirantes e Bulbuls – as Fadas de todos os tamanhos e formas em todo o vasto sub-continente da índia.

E assim continua – a cada vez que penso amavelmente em todas as Bandeirantes em todos os outros países também, que, de sua maneira, a medida que o tempo passa, estarão se reunindo ou comemorando aniversários. Penso também nos grupos que estarão de joelhos, agradecendo a Deus pelo Movimento e o que significa para eles em diversão e amizade e as grandes boas ações a serem realizadas por aqueles menos favorecidos.

Então, Bandeirantes, desejo a vocês toda a felicidade neste Dia do Pensamento que está chegando, com todas nós contaminadas por pertencer a esta grande irmandade e unidas pela Promessa e pelo Código que fizemos pois todos os esforços e trabalho que vocês fazem para a Associação Mundial é de grande valor.

Ofereço minha admiração por tudo de bom que vocês já conseguiram e que meus melhores votos de um Feliz Dia do Pensamento estejam com todas vocês.

Lady Baden-Powell, Chefe Bandeirante Mundial.

material recebido de Marcus Alexandre Pires
NB Piratininga - SP

Um comentário:

  1. Senhor MArcus Alexandre Pires: uma válida pessoa a qual a vida afastou das lides do Movimento, quer BAneirante, quer Escoteiro. Bom se retornasse !

    ResponderExcluir