Escotismo

Capitulo 1

Metodo Escoteiro "Evolução"


RT de 1936

RTE de 1952

9-27 São deveres da Associação ou Tropa:

  •     a) Cumprir o presente Regulamento e os estatutos, regulamentos e deliberações tomadas pelos poderes competentes;
  •     b) Dar especial relevo em seus programas os seguintes pontos basicos do Escotismo:
  •         I - Lei e Promessa
  •         II - Sistema de Patrulhas
  •         III - Sistema de Classes e especialidades
  •         IV - Campismo Excurcionismo (minimo de 10 dias de atividades anuais)
  •         V - Sistema de Associações com Tropas separadas de cada ramo, com chefia propria e numero limitado de rapazes para cada chefe (Alcateia maximo 24 lobinhos; Grupo ou Clã 32 escoteiros ou pioneiros)
  • c) Comparecer com seu efetivoa pelo menos duas das atividades ou solenidades previstar no Calendario Anual para as quais for convocada;
  • d) Zelar e conservar o material ou navio que lhe for confiado;
  • e) manter em dia sua escrituração, devendo possuir:
  •         I - Livro da TRopa
  •         II - livro, quadro ou mapa de frequencia às reuniões e comparecimento a acampamentos e excursões
  •         III - Arquivo de pedido de inscrição (modelo 20)
  •         IV - Ficha individual dos seus componentes (modelo 21)
  •         V - Livro Caixa
  •         VI - Registro do Patrimonio;
  •         VII - Outros Livros, mapas ou fichas que forem julgados nescessarios por sua Diretoria ou chefia.


POR 1960

1-12 O Método Escoteiro caracteriza-se pelos seguintes pontos básicos:

  • I – Lei e Promessa.
  • II – Sistema de Patrulha,
  • III – A Boa Ação,
  • IV – Aprender fazendo,
  • V – Levar em conta o ponto de vista do rapaz,
  • VI – Formação individual pela orientação pessoal.
  • VII – Sistema de distintivos de Classe e de Especialidade,
  • VIII – Vida ao ar livre, através do campismo e excursionismo.
  • IX – Sistema de Grupos divididos em Seções separadas de cada Ramo, tendo cada uma delas número limitado de rapazes e chefia própria,

POR 1970

1-12 O Método Escoteiro caracteriza-se pelos seguintes pontos básicos:

  • I – Lei e Promessa.
  • II – Sistema de Patrulha.
  • III – A Boa Ação.
  • IV – Aprender fazendo.
  • V – Levar em conta o ponto de vista do rapaz.
  • VI – Formação pessoal pela orientação individual.
  • VII – Sistema de distintivos de Classe e de Especialidade.
  • VIII – Vida ao ar livre, através do campismo e excursionismo.
  • IX – Sistema de Grupos divididos em Seções separadas de cada Ramo, tendo cada uma delas número limitado de rapazes e chefia própria.
  • A Fraternidade Mundial dos Escoteiros.

POR 1986 a 1992

1-12 O Método Escoteiro caracteriza-se pelo conjunto dos seguintes pontos, com aplicação eficazmente planejada e sistematicamente avaliada nos diversos niveis do Movimento

1 - Aceitação da Promessa e Lei Escoteira - Todos os membros assumem um compromisso de vivencia da Promessa e Lei Escoteira
2 - Aprender Fazendo - Educando pela ação, o Escotismo valoriza:
    - o aprendizado pela pratica;
    - o treinamento para a autonomia, baseada na auto-confiança e iniciativa:
    - os habitos de observação, indução e dedução.
3 - Vida em Equipe - denominada nas Tropas "Sistema de Patrulhas", incluindo:
    - a descoberta e aceitação progressiva de responsabilidades
    - a disciplina assumida voluntariamente;
    - a capacidade tanto para cooperar como para liderar.
4 - Atividades progressivas, Atraentes e Variadas, compreendendo
    a) Jogos
    b) adestramento em tecnicas uteis, estimulado por um sistema de distintivos; 
    c) vida ao ar livre e em contato com a Natureza:
    d) Interação com a comunidade;  
    e) mistica e ambiente fraterno.
5 - Desenvolvimento Pessoal pela Orientação Individual, considerando:
    a) a realidade e o ponto de vista de cada menbro;
    b) a confiança nas potencialidadesde cada jovem;
    c) o exemplo pessoal do adulto. 
    d) seções com numero limitado de jovens e faixa etária propria.

POR 1995

O Metodo Escoteiro, com aplicação eficazmente planejada e sistematicamente avaliada nos diversos niveis do Movimento, caracteriza-se pelo conjunto dos seguintes pontos:
  • a – Aceitação da Promessa e da Lei Escoteira.
    • Todos os membros assumem, voluntariamente, um compromisso da vivencia da Promessa e da Lei Escoteira.
  • b – Aprender Fazendo.
    • Educando pela ação, o Escotismo valoriza: 
      • o aprendizado pela prátca;
      • o treinamento para a autonomia, baseado na autoconfirmação e iniciativa;
      • os habitos de observação, indução e dedução.
  • c – Vida em equipe, incluindo:
    • descoberta e aceitação progressiva de responsabilidade;
    • disciplina assumida voluntariamente;
    • capacidadetanto tanto para cooperar como para liderar.
  • d - Atividades progressivas, atraentes e variadas, compreendendo:
    • jogos;
    • adestramento em tecnicas uteis, estimulado por um sistema de distintivos;
    • vida ao ar livre e em contato com a Natureza:
    • interação com a Comunidade;
    • mistica em ambiente fraterno. 
  • e - Desenvolvimento pessoal com orientação individual considerando:
    • a realidade e o ponto de vista de cada membro;
    • a confiança nas potencialidade de cada jovem;
    • o exemplo pessoal do adulto;
    • Seções com número limitado de jovens e faixas etárias propria.
POR 1998 a 2001

O Metodo Escoteiro, com aplicação eficazmente planejada e sistematicamente avaliada nos diversos niveis do Movimento, caracteriza-se pelo conjunto dos seguintes pontos:
  • a – Aceitação da Promessa e da Lei Escoteira.
    • Todos os membros assumem, voluntariamente, um compromisso da vivencia da Promessa e da Lei Escoteira.
  • b – Aprender Fazendo.
    • Educando pela ação, o Escotismo valoriza. 
      • o aprendizado pela prátca
      • o treinamento para a autonomia, baseado na autoconfirmação e iniciativa;
      • os habitos de observação, indução e dedução
  • c – Vida em equipe, denominada nas Tropas "Sistema de Patrulhas", incluindo:
    • a descoberta e aceitação progressiva de responsabilidade:
    • a disciplina assumida voluntariamente:
    • a capacidade tanto para cooperar como para liderar
  • d - Atividades progressivas, atraentes e variadas, compreendendo:
    • jogos
    • habilidades e tecnicas uteis, estimuladas por um sistema de distintivos:
    • vida ao ar livre e em contato com a Natureza:
    • interação com a Comunidade
    • mistica em ambiente fraterno. 
  • e - Desenvolvimento pessoal com orientação individual considerando:
    • a realidade e o ponto de vista dos jovens:
    • a confiança nas potencialidade de cada jovem:
    • o exemplo pessoal do adulto:
    • Seções com número limitado de jovens e faixas etárias proprias.
Criada em 12/02/2023

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