Metodo Escoteiro "Evolução"
RT de 1936
RTE de 1952
9-27 São deveres da Associação ou Tropa:
- a) Cumprir o presente Regulamento e os estatutos, regulamentos e deliberações tomadas pelos poderes competentes;
- b) Dar especial relevo em seus programas os seguintes pontos basicos do Escotismo:
- I - Lei e Promessa
- II - Sistema de Patrulhas
- III - Sistema de Classes e especialidades
- IV - Campismo Excurcionismo (minimo de 10 dias de atividades anuais)
- V - Sistema de Associações com Tropas separadas de cada ramo, com chefia propria e numero limitado de rapazes para cada chefe (Alcateia maximo 24 lobinhos; Grupo ou Clã 32 escoteiros ou pioneiros)
- c) Comparecer com seu efetivoa pelo menos duas das atividades ou solenidades previstar no Calendario Anual para as quais for convocada;
- d) Zelar e conservar o material ou navio que lhe for confiado;
- e) manter em dia sua escrituração, devendo possuir:
- I - Livro da TRopa
- II - livro, quadro ou mapa de frequencia às reuniões e comparecimento a acampamentos e excursões
- III - Arquivo de pedido de inscrição (modelo 20)
- IV - Ficha individual dos seus componentes (modelo 21)
- V - Livro Caixa
- VI - Registro do Patrimonio;
- VII - Outros Livros, mapas ou fichas que forem julgados nescessarios por sua Diretoria ou chefia.
POR 1960
1-12 O Método Escoteiro caracteriza-se pelos seguintes pontos básicos:
- I – Lei e Promessa.
- II – Sistema de Patrulha,
- III – A Boa Ação,
- IV – Aprender fazendo,
- V – Levar em conta o ponto de vista do rapaz,
- VI – Formação individual pela orientação pessoal.
- VII – Sistema de distintivos de Classe e de Especialidade,
- VIII – Vida ao ar livre, através do campismo e excursionismo.
- IX – Sistema de Grupos divididos em Seções separadas de cada Ramo, tendo cada uma delas número limitado de rapazes e chefia própria,
POR 1970
1-12 O Método Escoteiro caracteriza-se pelos seguintes pontos básicos:
- I – Lei e Promessa.
- II – Sistema de Patrulha.
- III – A Boa Ação.
- IV – Aprender fazendo.
- V – Levar em conta o ponto de vista do rapaz.
- VI – Formação pessoal pela orientação individual.
- VII – Sistema de distintivos de Classe e de Especialidade.
- VIII – Vida ao ar livre, através do campismo e excursionismo.
- IX – Sistema de Grupos divididos em Seções separadas de cada Ramo, tendo cada uma delas número limitado de rapazes e chefia própria.
- A Fraternidade Mundial dos Escoteiros.
POR 1986 a 1992
1-12 O Método Escoteiro caracteriza-se pelo conjunto dos seguintes pontos, com aplicação eficazmente planejada e sistematicamente avaliada nos diversos niveis do Movimento
1 - Aceitação da Promessa e Lei Escoteira - Todos os membros assumem um compromisso de vivencia da Promessa e Lei Escoteira
2 - Aprender Fazendo - Educando pela ação, o Escotismo valoriza:
- o aprendizado pela pratica;
- o treinamento para a autonomia, baseada na auto-confiança e iniciativa:
- os habitos de observação, indução e dedução.
3 - Vida em Equipe - denominada nas Tropas "Sistema de Patrulhas", incluindo:
- a descoberta e aceitação progressiva de responsabilidades
- a disciplina assumida voluntariamente;
- a capacidade tanto para cooperar como para liderar.
4 - Atividades progressivas, Atraentes e Variadas, compreendendo
a) Jogos
b) adestramento em tecnicas uteis, estimulado por um sistema de distintivos;
c) vida ao ar livre e em contato com a Natureza:
d) Interação com a comunidade;
e) mistica e ambiente fraterno.
5 - Desenvolvimento Pessoal pela Orientação Individual, considerando:
a) a realidade e o ponto de vista de cada menbro;
b) a confiança nas potencialidadesde cada jovem;
c) o exemplo pessoal do adulto.
d) seções com numero limitado de jovens e faixa etária propria.
POR 1995
O Metodo Escoteiro, com aplicação eficazmente planejada e sistematicamente avaliada nos diversos niveis do Movimento, caracteriza-se pelo conjunto dos seguintes pontos:
- a – Aceitação da Promessa e da Lei Escoteira.
- Todos os membros assumem, voluntariamente, um compromisso da vivencia da Promessa e da Lei Escoteira.
- b – Aprender Fazendo.
- Educando pela ação, o Escotismo valoriza:
- o aprendizado pela prátca;
- o treinamento para a autonomia, baseado na autoconfirmação e iniciativa;
- os habitos de observação, indução e dedução.
- c – Vida em equipe, incluindo:
- descoberta e aceitação progressiva de responsabilidade;
- disciplina assumida voluntariamente;
- capacidadetanto tanto para cooperar como para liderar.
- d - Atividades progressivas, atraentes e variadas, compreendendo:
- jogos;
- adestramento em tecnicas uteis, estimulado por um sistema de distintivos;
- vida ao ar livre e em contato com a Natureza:
- interação com a Comunidade;
- mistica em ambiente fraterno.
- e - Desenvolvimento pessoal com orientação individual considerando:
- a realidade e o ponto de vista de cada membro;
- a confiança nas potencialidade de cada jovem;
- o exemplo pessoal do adulto;
- Seções com número limitado de jovens e faixas etárias propria.
POR 1998 a 2001
O Metodo Escoteiro, com aplicação eficazmente planejada e sistematicamente avaliada nos diversos niveis do Movimento, caracteriza-se pelo conjunto dos seguintes pontos:
- a – Aceitação da Promessa e da Lei Escoteira.
- Todos os membros assumem, voluntariamente, um compromisso da vivencia da Promessa e da Lei Escoteira.
- b – Aprender Fazendo.
- Educando pela ação, o Escotismo valoriza.
- o aprendizado pela prátca
- o treinamento para a autonomia, baseado na autoconfirmação e iniciativa;
- os habitos de observação, indução e dedução
- c – Vida em equipe, denominada nas Tropas "Sistema de Patrulhas", incluindo:
- a descoberta e aceitação progressiva de responsabilidade:
- a disciplina assumida voluntariamente:
- a capacidade tanto para cooperar como para liderar
- d - Atividades progressivas, atraentes e variadas, compreendendo:
- jogos
- habilidades e tecnicas uteis, estimuladas por um sistema de distintivos:
- vida ao ar livre e em contato com a Natureza:
- interação com a Comunidade
- mistica em ambiente fraterno.
- e - Desenvolvimento pessoal com orientação individual considerando:
- a realidade e o ponto de vista dos jovens:
- a confiança nas potencialidade de cada jovem:
- o exemplo pessoal do adulto:
- Seções com número limitado de jovens e faixas etárias proprias.
Criada em 12/02/2023
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