Páginas Inicial

Uma vez Escoteiro Se.....



“Uma vez Escoteiro sempre Escoteiro” frase de Lorde Kitchener, exortando aos Escoteiros a continuar com o estilo de vida aprendido no ME, mesmo quando não mais estiverem nele. Foi proferida, pela primeira vez, em 1911, num encontro de escoteiros em Leicester, Inglaterra. O autor, Marechal de Campo britânico, diplomata, homem de estado e grande admirador do Escotismo. Os primeiros grupos de “antigos escoteiros” começaram a usar esta famosa frase como lema, logo no ano seguinte. Assim que estourou a 1ª Guerra Mundial, Lord Kitchener foi nomeado Secretário de Guerra, cabendo-lhe a tarefa de recrutar um grande exército para combater a Alemanha. B-P ofereceu-se de imediato, apesar de já estar na reserva. Lord Kitchener respondeu-lhe que tinha ao seu dispor vários generais competentes, mas não encontrava nenhum outro que pudesse continuar o trabalho inestimável no Escotismo.

Horatio Herbert Kitchener, 1º Lorde Kitchener
Nascido em  Ballylongford, County Kerry, Irlanda em 24/06/1850
Morreu a bordo do HMS Hampshire, afundado ao oeste das ilhas Orkney, na Escócia em 05/06/1916



2 comentários:

  1. As vezes penso que o que faltou para nós escoteiros, foi um herói, uma figura estoíca, forte e carismática. Talvez apenas esse detalhe tenha nos tornado tão pulverizados, desunidos e insignificantes. Não temos tradição, não temos uma história forjada nas grandes pelejas, não conquistamos nada, por essa razão talvez não damos importância as coisas. Não sei, creio que seja isso. Que pena. Tudo já começou errado e dúbio, muitos queriam a honra e a glória da paternidade do escotismo no Brasil, é, no entanto, como órfão foi o escotismo debulhado por criaturas que se julgavam maiores do que o criador. Uma coisa simples, acabou sendo um intrincado mundo de engrenagens inócuas e desnecessárias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pergunto, como estariamos hoje
      se desde os primordios do Escotismo no Brasil tivéssemos usado o livro "Escotismo para Rapazes" de B-P, ao inves de outros autores......

      Excluir