Páginas Inicial

Distintivos de Identificação

Distintivo, Lenço, Numeral e Listel de Grupo Escoteiro, Região Escoteira e Nacional


RT 1936 

Lenço Lobinho, Lenço de uma só cor para o pescoço, de cor distinta para cada Alcateia (regra 49)

Lenço Escoteiro, medindo 70 x 70 cm, de cor ou combinação de cores distintas para cada grupo, dobrado em diagonal, passando por cima da gola da camisa e fechando no pescoço por um anel de couro (regra 68)


Distintivo de Alcateia, Grupo ou Associação, um cadarço branco de 12 mm de largura com o nome da Alcateia, Grupo ou Associação e seu local, impresso ou bordado colocado junto da costura do ombro direito (regra 49 e 71 c)


Distintivo das Federações (regra 71)


RTE 1952 regra 19-14

2.a Lenço, de Cor uniforme para cada Grupo ou Associação, sendo que os Escoteiros do Mar usam para todos os Grupos os lenços Brancos ou azul (Regra 19-6, 19-7 e 19-8)

2.b Distintivo de Alcateia Grupo ou Associação, cadarço branco, de 12 mm de largura, pregado na costura do ombro direito tendo impresso ou bordado, em preto o nome, e, facultativamente o local de Grupo ou da Associação.

3 Distintivo da Região, um cadarço branco de 2 cm de largura, tendo bordado ou impresso, em preto, o nome da Região, costurado acima do bolso direito, junto a portinhola.



Distintivos para as Delegações Escoteiras do Brasil

Revista Alerta julho-agosto de 1953

Na reunião da Diretoria Nacional da União dos Escoteiros do Brasil, de 10 de Junho findo, por proposta do Comissário Nacional, Ch. Gelmirez de Mello, foram aprovados os seguintes distintivos oficiais para as Delegações Escoteiras da U.E.B. que forem ao estrangeiro.



Lenço – De cor azul, igual igual a da esfera armilar da Bandeira Nacional, tendo em ambas as pontas da mesma face, que ficam para as costas, o Cruzeiro do Sul, aplicado em branco, sendo as estrelas maiores 0,020 de diâmetro e as menores de 0,017.






Dístico
 - Como o das Regiões Escoteiras e de acordo com a regra 19. 14, item 3, do R.T.E., sendo porém o cadarço de verde e nele apenas a palavra “Brasil”, bordada em amarelo.

Meias — Cinzas para os Escoteiros. de Terra e do Ar, e pretas, com canhão azul, para os do Mar.

POR 1960 regra 16-11 Escoteiros

2 Distintivo de Grupo, lenço de cor uniforme para cada Grupo, sendo que os Escoteiros do Mar podemusar para todos os Grupos lenço Branco ou Azul marinho (regra 16-4, 16-5 e 26-6)

3 Distintivo de Região, pregado junto acostura do ombro direito, que podera  ser um dos seguintes, a escolha do respectivo Conselho Regional. (regra 16-3)


I  Cadarço branco de 2cm de largura, tendo bordado ou impresso, em azul o numero de registro do Grupo seguidi do nome da Região e, facultativamente em outra linha o nome do Grupo: ou


II Distintivo em forma de escudo
, de cor branca, tendo bordado ou em <silk-screen> em azul, ao alto o nome da Região e na parte inferior o numero de registro do Grupo; ou





III Distintivo em forma de escudo
, com o desenho das Armas do respectivo Estado, Territorio ou Distrito Federal, nas cores proprias, e o numero do registro do Grupo.









POR 1960 regra 19-1 Escoteiro Sênior

....... sendo as passadeiras da cor do uniforme com debrum <grenat>.

regra 19-5

....... podendo usar Bastão ou Forquilha caracteristicacom a altura do portador. O cordao de apito do Escoteiro Senior é da côr grenat.

POR 1970 Regra 13-15 Escoteiros

2 Distintivo de Grupo idem ao POR de 1960


3
 Distintivo de Região nome do Estado, Territorio ou Distrito Federal, bordado em branco sobre listel de feltro vermelho debruado em linha vermelha. a ser usado sob a costura do ombro direito, acompanhando a mesma. 


É facultado as Regiões, Territorio ou Distrito Federal, que tenham o distintivo com as armas do respectivo Estado, Territorio ou Distrito Federal, usa-lo entre o listel com o nome da Região e o numero do Grupo.





4 Numero do Grupo
bordado em branco sobre retangulo de feltro vermelho debruasdo em linha vermelha colocado abaixo de nome da região 






POR 1970 Regra 16-6 Escoteiro Sênior

5 - Distintivo de Sênior Investido - Platinas grenás, com a Flor de Liz da UEB, em amarelo, sobrepostas às passadeiras.


10 - Distintivo de Instrutor de Lobinhos - Figura de Cabeça de Lobo visto de frente em azul, sobre triangulo equilatrero em amarelo, com 3,5 cm de lado. 
 







POR 1986 

2 Distintivo de Grupo, lenço de cor uniforme para cada Grupo, autorizado pelo Comissario Regional.


3 Numeral de Grupo
, bordado em branco sobre retangulo vermelho com cada algarismo com 2x4 cm debruado em linha vermelha e colocado de forma central cerca de 1 cm do distintivo de região  





4 Distintivo de Região nome do Estado, Territorio ou Distrito Federal, bordado em branco sobre listel vermelho com cerca de 17mm de diametro, debruado em linha branca, a ser usado cerca de 2 cm abaixo da costura do ombro direito, acompanhando a mesma.



POR 1998 Regras 150, 151 e 152

Regra 150 Distintivo de Identificação de Grupo Escoteiro.

I Distintivo e lenço do Grupo Escoteiro, O distintivo do Grupo Escoteiro será bordado, pintado, aplicado ou estampado no lenço do Grupo, que deve ser entregue a todos os membros do Grupo quando da prestação de sua primeira Promessa, no caso daqueles que estão ingressando no Movimento Escoteiro, ou na renovação da Promessa no caso dos que são transferidos de outro Grupo, e portodos utilizado durante o tempoem que se mantiver a vinculação ao Grupo, A cor ou as cores do lenço do Grupo, bem como o seu distintivo, serão aprovados pela Diretoria do Grupo; o distintivo deve ter um carater emblematico, não se limitando a conter o nome do Grupo ou as iniciais de seu Patrono.

II Numeral do Grupo Escoteiro, Todos os integrantes de cada Grupo Escoteiro usarão na manga direita, da camisa em posoção central cerca de 1 cm abaixo do Distintivo da Região Escoteira, o distintivo contendo o numeral do Grupo. O numeral do Grupo Escoteiro se apresenta com cada algarismo bordado em branco sobre retangulo de tecido vermelho com 4 cm de altura e 2 cm de largura

Regra 151 - Distintivo de identificação da Região Escoteira,

Distintivo e Lenço da Região Escoteira, O distintivo da Região Escoteira será bordado, pintado, aplicado ou estampado no lenço da Região, que deve ser usado por todos os Escotistas e Dirigentes a serviço da Região e pelos integrantes de delegações regionais a eventos nacionais. A cor ou as cores do lenço, assim como o distintivo da Região Escoteira, serão aprovados pela Diretoria Regional.

II Listel da Região Escoteira, Todos os membros da UEB vinculados a uma mesma Região usarão na manga direita da camisa, acompanhando a costura do ombro e cerca de 2 cm abaixo dela, o listel da Região Escoteira. No listel, de tecido vermelho com cerca de 1,7 cm de altura, aparece o nome da Região Escoteira, bordado e debruado em linha branca. 

 REGRA 152 – Distintivo “BRASIL” e  Lenço da UEB

I Distintivo "BRASIL”, é usado por todos os membros adulto e juvenil, e os identifica como vinculados ao Escotismo Brasileiro, principalmente em atividades internacionais. É um retângulo em tecido branco, com 9,5 cm de comprimento e 2,5 cm de altura sobre o qual estão bordados, a 0,3 cm de sua extremidade direita, uma bandeira do Brasil, com 3 cm de comprimento e 2 cm de altura e, a 0,3 cm desta, um retangulo debruado em azultendo escrito a palavra “BRASIL”, também em azul, com letra medindo 0,9 cm de altura; deve ser costurado acima do bolso direito da camisa, em posição centralizada em relação ao bolso, acima de qualquer outro distintivo que ocupe essa mesma posição.

II Lenço da UEB,  deve ser usado por todos os adultos a serviço do nível nacional, por adultos e jovens integrantes de delegações brasileiras a eventos internacionais, e por adultos e jovens vinculados a Seções Escoteiras Autônomas. Por opção de suas respectivas Diretorias, as Regiões e os Grupos Escoteiros, já existentes ou novos, poderão adotar o lenço da UEB, para uso pelos adultos e jovens a eles vinculados; uma vez adotado o lenço da UEB, fica abolido o lenço da Região ou do Grupo Escoteiro. O lenço da UEB tem a cor e o desenho definidos pelo Escritorio Nacional.      

POR 2001 Regras 149, 150 e 151

Regra 149 Distintivo de Identificação de Grupo Escoteiro e Seções Escoteiras Autonomas: 

I Lenço Escoteiro, Os Grupos Escoteiros adotarão um lenço escoteiro, que deve ser por todos utilizado durante o tempo em que se mantiverem vinculados ao Grupo. Por opção da Diretoria do Grupo, o lenço a ser adotado poderá ser o da UEB ou um outro, com cor ou cores, distintivos ou emblemas,decididos pela mesma diretoria. As seções Escoteiras Autonomas deverão adotar o lenço da UEB. 

II Numeral de Grupo, Todos os integrantes de cada Grupo ou Seção Escoteira Autonoma usarão na manga direita, do seu uniforme ou traje escoteiro, centralizado, logo abaixo do listel da Região Escoteira, o distintivo contendo o numeral que lhe foi ou for, atribuido pela UEB. O numeral se apresentacom cada algarismo bordado com linhas brancas sobre retangulo de tecido vermelho com 4 cm de altura e 22 cm de largura

III Brazão de Grupo, Os Grupos Escoteiros que optarem pelo uso do lenço da UEB e as Seções Escoteiras Autonomas, poderão adotar, alternativamente ao numeral, um brasão para identifica-los, com desenho, cores e formatos definidos por sua Diretoria, desde que não seja maior que um quadrado de 8x8 cm, ou seja, o brazão deve caber itegralmente no referidi quadrado. Devera compor o desenho do brasão o numeral do Grupo ou da seção Escoteira Autônoma. O brasão sera utilizado na manga direita, no mesmo local e em substituição ao numeral.

Regra 150 - Distintivo de identificação da Região Escoteira, 

I Distintivo e lenço da Região Escoteira, O distintivo da Região Escoteira será bordado, pintado aplicado ou estampado no lenço da Região, que deve ser usado por todos os Escotistas e Dirigentes a serviço da Região e pelos integrantes de delegações regionais a eventos nacionais. A cor ou as cores do lenço, assim como o distintivo da Região Escoteira, serão aprovados pela Diretoria Regional. 

II Listel da Região Escoteira, Todos os membros da UEB vinculados a uma mesma Região usarão na manga direita da camisa, acompanhando a costura do ombro e cerca de 2 cm abaixo dela, o listel da Região Escoteira. No listel de tecido vermelho com cerca de 1,7 cm de altura, aparece o nome da Região Escoteira, bordados e debruados em linha branca.

Regra 151 - Distintivo "Escoteiros do Brasil" e Lenço da UEB 

I Distintivo " Escoteiros do Brasil", O distintivo “ESCOTEIROS DO BRASIL” é usado por todos os membros da UEB e os identifica como vinculados ao Escotismo no Brasil. É um retângulo em tecido azul marinho, com 9,5 cm de comprimento e 2,5 cm de altura sobre o qual estão bordados, a 0,5 cm de sua extremidade direita, uma bandeira do Brasil, com 3 cm de comprimento e 2 cm de altura, contornada por um retângulo de cor branca com o,1 cm de espessura e, a sua esquerda, um outro retângulo debruado em branco, tendo escrito o termo “ESCOTEIROS DO BRASIL”, também em branco, sendo a palavra “Brasil” ligeiramente maior que a expressão “Escoteiros do” acima dela; deve ser costurado acima do bolso direito da camisa, em posição centralizada em relação ao bolso, acima de qualquer outro distintivo que ocupe essa mesma posição.

II Lenço da UEB, O lenço da UEB deve ser usado por todos os adultos a serviço do nível nacional, por adultos e jovens integrantes de delegações brasileiras a eventos internacionais, e por adultos e jovens vinculados a Seções Escoteiras Autônomas. Por opção de suas respectivas Diretorias, as Regiões e os Grupos Escoteiros, já existentes ou novos, poderão adotar o lenço da UEB, para uso pelos adultos e jovens a eles vinculados; uma vez adotado o lenço da UEB, fica abolido o lenço da Região ou do Grupo Escoteiro. O lenço da UEB tem a cor e o desenho definidos pelo Conselho de Administração Nacional.

POR 2004 Regras 149, 150 e 151 

POR 2006 / 2008 Regras 148, 149 e 150

 REGRA 148 – Distintivos de Identificação de Unidades Ecoteira Local


I - Lenço Escoteiro
, Os Grupos Escoteiros adotarão um lenço escoteiro, com cor ou cores, distintivo ou emblema, decidido pela diretoria, que deve ser por todos utilizado durante o tempo em que se mantiverem vinculados ao Grupo. Por opção da Diretoria do Grupo, o lenço a ser adotado poderá ser o da UEB. As Seções Escoteiras Autônomas deverão adotar o lenço da UEB. 



II - Numeral, Todos os integrantes de cada Unidade Escoteira Local (Grupo Escoteiro ou Seção Escoteira Autônoma) usarão na manga direita, do seu uniforme ou traje escoteiro, centralizado, logo abaixo do listel da Região Escoteira, o distintivo contendo o numeral que lhe foi atribuído pela UEB. O numeral se apresenta com cada algarismo bordado com linha branca sobre retângulo de tecido vermelho com 4 cm de altura e 2 cm de largura. 



III - Brasão de Grupo
, Os Grupos Escoteiros que optarem pelo uso do lenço da UEB poderão adotar, alternativamente ao numeral, um brasão para identificá-los, com desenho, cores e formato definidos por sua Diretoria, desde que não seja maior que um quadrado de 8cm x 8cm, ou seja, o brasão deve caber integralmente no referido quadrado. Deverá compor o desenho do brasão o numeral do Grupo. O brasão será utilizado na manga direita, no mesmo local e em substituição ao numeral.




REGRA 149 – Distintivos de Identificação da Região Escoteira.

I - Distintivo e lenço da Região Escoteira. O distintivo da Região Escoteira será bordado, pintado, aplicado ou estampado no lenço da Região, que deve ser usado por todos os Escotistas e Dirigentes a serviço da Região e pelos integrantes de delegações regionais a eventos nacionais. A cor ou as cores do lenço, assim como o distintivo da Região Escoteira, serão aprovados pela Diretoria Regional. 

II - Listel da Região Escoteira Todos os membros da UEB vinculados a uma mesma Região usarão na manga direita da camisa, acompanhando a costura do ombro e cerca de 2 cm abaixo dela, o listel da Região Escoteira. No listel, de tecido vermelho com cerca de 1,7 cm de altura, aparece o nome da Região Escoteira, bordado e debruado em linha branca.

Regra 150 - Distintivo "Escoteiros do Brasil" e Lenço da UEB (idem ao POR de 2004)

I Distintivo " Escoteiros do Brasil" É usado por todos os membros da UEB e os identifica como vinculados ao Escotismo no Brasil. É um retângulo em tecido azul marinho, com 9,5 cm de comprimento e 2,5 cm de altura sobre o qual estão bordados, a 0,5 cm de sua extremidade direita, uma bandeira do Brasil, com 3 cm de comprimento e 2 cm de altura, contornada por um retângulo de cor branca com o,1 cm de espessura e, a sua esquerda, um outro retângulo debruado em branco, tendo escrito o termo “ESCOTEIROS DO BRASIL”, também em branco, sendo a palavra “Brasil” ligeiramente maior que a expressão “Escoteiros do” acima dela; deve ser costurado acima do bolso direito da camisa, em posição centralizada em relação ao bolso, acima de qualquer outro distintivo que ocupe essa mesma posição.

II Lenço da UEB, Deve ser usado por todos os adultos a serviço do nível nacional, por adultos e jovens integrantes de delegações brasileiras a eventos internacionais, e por adultos e jovens vinculados a Seções Escoteiras Autônomas. Por opção de suas respectivas Diretorias, as Regiões e os Grupos Escoteiros, já existentes ou novos, poderão adotar o lenço da UEB, para uso pelos adultos e jovens a eles vinculados; uma vez adotado o lenço da UEB, fica abolido o lenço da Região ou do Grupo Escoteiro. O lenço da UEB tem a cor e o desenho definidos pelo Conselho de Administração Nacional.

POR 2013 Regras 163, 164 e 165 

Regra 163 - Distintivos de Identificação de Unidades Ecoteira Local

I I - Lenço da Unidade Escoteira Local, As Unidades Escoteiras Locais adotarão um lenço escoteiro, com cor ou cores, distintivo ou emblema, decidido por sua diretoria, entregue aos jovens na Cerimônia de Integração, que deve ser utilizado por todos, durante o tempo em que se mantiverem vinculados a Unidade Escoteira Local. Por opção da Diretoria da Unidade Escoteira Local, o lenço a ser adotado poderá ser o da União dos Escoteiros do Brasil. 

II – Numeral, Todos os integrantes de uma Unidade Escoteira Local usarão em seu uniforme ou vestuário escoteiro, o numeral que lhe foi atribuído pela União dos Escoteiros do Brasil. O distintivo traz um algarismo bordado em verde sobre retângulo de tecido cáqui com borda verde. Para formar o numeral, os distintivos serão colocados justapostos na manga direita, centralizados, logo abaixo do listel da Região Escoteira.



III - Brasão da Unidade Escoteira Local, As Unidades Escoteiras Locais que optarem pelo uso do lenço da União dos Escoteiros do Brasil poderão adotar, alternativamente ao numeral, um brasão para identificá-los, com desenho, cores e formato definidos por sua Diretoria. Este brasão deve conter o numeral da UEL e caber integralmente em um quadrado de 8cm de lado. Ele será usado na manga direita, no mesmo local e em substituição ao numeral.

REGRA 164 – Distintivos de Identificação da Região Escoteira.

I - Distintivo e Lenço da Região Escoteira, Preferencialmente, a Região Escoteira deverá adotar o lenço da União dos Escoteiros do Brasil para ser usado por todos os escotistas e dirigentes a seu serviço. Opcionalmente, a Região Escoteira poderá adotar um lenço próprio, aprovado pela Diretoria Regional, a ser utilizado pelos escotistas e dirigentes a serviço da Região e/ou pelos integrantes de suas delegações em eventos nacionais. 

II - Listel da Região Escoteira, Todos os membros da União dos Escoteiros do Brasil vinculados a uma mesma Região usam na manga direita da camisa, acompanhando a costura do ombro e cerca de 2 cm abaixo dela, o listel da Região Escoteira, de tecido cáqui com borda verde, que traz o nome da Região Escoteira bordado em verde.

REGRA 165 – Distintivo “ESCOTEIROS DO BRASIL” E Lenço da UEB

I - Distintivo “ESCOTEIROS DO BRASIL”,  Esse distintivo é usado por todos os membros da União dos Escoteiros do Brasil e os identifica como vinculados ao Escotismo no Brasil. O distintivo é um retângulo horizontal e traz o desenho da bandeira do Brasil, além dos dizeres “Escoteiros do Brasil”. Ele deve ser colocado na parte superior da portinhola do bolso direito da camisa.


II- Lenço da União dos Escoteirops do Brasil
, O lenço da União dos Escoteiros do Brasil deve ser usado por todos os adultos a serviço do nível nacional e por adultos e jovens integrantes de delegações brasileiras em eventos internacionais. É recomendado que os integrantes das diretorias regionais utilizem o lenço da União dos Escoteiros do Brasil. Uma vez adotado o lenço da União dos Escoteiros do Brasil, fi ca abolido o lenço da Região Escoteira. O lenço da União dos Escoteiros do Brasil apresenta-se em dégradé, em tons nas cores verde, amarelo e azul; tendo bordado o cruzeiro do sul em branco. 


Atualizado em 11/02/2024    

4 comentários: