A história da canção "Ging Gang Goolie"
Ging Gang
Goolie é uma canção conhecida e cantada em todo o mundo. Letra e música de 1905,
com grafia escandinava, foi apresentada no ano novo em Gotemburgo Suécia. A
letra e a melodia foram derivadas do canto dos estudantes na Europa Central.
B-P é frequentemente citado como como o criador da música, mas não evidencia de
que ele esteja envolvido nessa criação. Após a adoção pelas organizações
escandinavas de Escoteiros, a música acabou se tornando nas décadas de 1940 e
1950 um sucesso mundial entre os Escoteiros.
Numa
escura e longínqua selva Africana existe uma lenda que conta a história do
"Fantasma do Grande Elefante Cinzento". Todos os anos após a época
das grandes chuvas, o fantasma do elefante surgia da bruma pela madrugada e
vagueava pela selva. Quando chegava a uma aldeia parava, levantava a tromba e
cheirava... "func"! Depois decidia se atravessava a aldeia ou se a
contornava. E, se ele atravessasse a aldeia, significava que o ano ia ser mau,
haveria fome, doenças e as colheitas seriam péssimas devido à seca, pestes ou
quaisquer outras desgraças; mas se pelo contrário ele contorna-se a aldeia,
significava que o ano seria próspero.
A aldeia de Wat-Cha tinha sido atravessada pelo fantasma durante três anos consecutivos e as coisas começavam a ficar realmente más para os habitantes. O chefe da aldeia, Ging-Gang, e o feiticeiro, Sheyla, estavam bastante preocupados, uma vez que o dia do elefante estava de novo a aproximar-se. Juntos decidiram que era preciso fazer alguma coisa para que o fantasma não voltasse a atravessar a aldeia.
Finalmente o dia da visita do elefante cinzento chegou! Muito cedo, os habitantes levantaram-se e reuniram-se à porta da aldeia. De um lado estava Ging-Gang e os seus guerreiros, do outro estava Sheyla e os seus discípulos. Enquanto esperavam a chegada do fantasma, os guerreiros começaram a cantar baixinho os feitos heroicos do seu chefe... Ging gang goolie, goolie, goolie, goolie, watcha, Ging gang, goo, Ging Gang goo... Os discípulos de Sheyla não quiseram ficar para trás e começaram também a cantar... Heyla, Heyla Sheyla, Heyla sheyla Heyla ho, Heyla, Heyla sheyla, Heyla sheyla Heyla ho... e ao mesmo tempo abanavam os seus bastões... shalliwalli, shalliwalli, shalliwalli.
De repente surgiu da névoa o fantasma do grande elefante cinzento que ouvindo os cantos levantou a tromba e respondeu oompa, oompa, oompa... À medida que o elefante se aproximava, os guerreiros começaram a cantar mais alto e a fazer barulho com as suas lanças a bater nos escudos... Ging gang goolie, goolie, goolie, goolie, watcha, Ging gang, goo, Ging Gang goo... Os discípulos de Sheyla levantaram-se e começaram a sua magia... Heyla, Heyla sheyla, Heyla sheyla Heyla ho, Heyla, Heyla sheyla, Heyla sheyla Heyla ho... e ao mesmo tempo abanavam os seus bastões... shalliwalli, shalliwalli, shalliwalli.
Impressionado
com tanto barulho o elefante começou a dar a volta a aldeia continuando a
berrar... oompa, oompa, oompa...
Texto retirado da Internet
Oportuno texto á ntação de que a musica teria sido criada por B.-P. na ocasião do 1o.Jamboree. Uma escola diz que a musica nçao significaria nada. Outra escola de pensamento tem esta legenda muito bem mencionado pelo Sr Celso, administrador deste blog
ResponderExcluirLi em algum lugar que a tradução de gym gam gulie seria algo como "ele é um leão" e heila sheila heila ho algo como "ele é mais. ele é um elefante !"
ResponderExcluirV. Officielle