Páginas Inicial

Escotismo Adulto - ABAEB - ISGF

ABAEB



O que é a ISGF


A ISGF é uma organização para adultos, baseada nos ideais do Escotismo/Guidismo e cujo objetivo principal é apoiar os seus membros a manter vivo os valores que adquiriram no movimento juvenil, prestar serviço em suas comunidades, encorajá-los a prosseguir o seu desenvolvimento pessoal e apoiar o Escotismo e o Guidismo nos níveis mundial, nacional e local. A ISGF está aberta a antigos membros das organizações da WOSM e da WAGGGS, bem como a adultos que não tiveram a oportunidade de ser Escoteiros e Guias quando jovens.

História


A ISGF foi criada em 25 de outubro de 1953 em Luzerna, Suíça (com o nome que se manteve até 1996 de IFOFSAG - International Fellowship of Former Scouts and Guides), após aprovação nas Conferências Mundiais da WOSM e da WAGGGS daquele ano. O principal objectivo era criar uma plataforma internacional para os adultos que não se encontravam ativamente envolvidos no escotismo juvenil, mas que desejavam continuar a viver a sua vida com base nos princípios e valores do Escotismo e Guidismo. A ISGF é uma organização independente, que trabalha em harmonia e colaboração com a WAGGGS e a WOSM. A estreita cooperação com as Organizações Escotistas e Guidistas encontra-se expressa nos documentos que regulam o relacionamento com a WAGGGS e a WOSM.

Missão


Promover o espírito da Promessa e da Lei Escoteira e Guidista nas vidas diárias dos seus membros, prosseguindo o seu desenvolvimento pessoal contínuo, prestando serviço à comunidade e dando apoio ativo à Associação Mundial das Escoteiras e Guias (WAAAGS) e à Organização Mundial do Movimento Escotista (WOSM)

Visão para 2020


A ISGF será uma rede mundial com visibilidade e ativa na construção de um mundo melhor e as Organizações Nacionais de Escoteiros e Guias Adultos conseguirão aumentar o seu número de membros, atraindo mais adultos jovens.
  
Organização


Atualmente, 61 países possuem NSGFs (National Scout and Guide Fellowships - Organizações Nacionais de Escoteiros e Guias Adultos). As NSGFs são compostas pelas LSGFs (Local Scout and Guide Fellowships – Organizações Locais de Escoteiros e Guias Adultos) existentes em cada país. Em países onde não existam NSGFs, os membros, de modo individual ou em pequenos grupos, se filiam ao Central Branch (Ramo Central) até ao momento em que seja criada uma Organização Nacional.

Os princípios da ISGF



  1. Encorajar o respeito pela vida e aos direitos humanos;
  2. Trabalhar em prol da justiça e da paz, criando assim um mundo melhor; 
  3. Contribuir para a compreensão mundial, especialmente através da amizade, tolerância e respeito aos outros.

Os objetivos da ISGF são os de encorajar os Escoteiros e Guias Adultos a:



  1. Manter vivo o espírito da Promessa e da Lei, tal como estabelecidos por Baden-Powell, fundador dos Movimentos Escotista e Guidista;
  2. Transmitir esse espírito nas comunidades em que vivem e trabalham; e
  3. Dar suporte ativo ao Escotismo e Guidismo nas suas comunidades locais, pais e mundo.

 As Organziações Locais


As Organizações Locais são a espinha dorsal da ISGF, tal como as patrulhas de escoteiros/guias no movimento juvenil. São nestes grupos que as várias atividades necessárias para atingir os fins são planejadas e executadas. Uma Organização Local é um grupo de amigos que em conjunto aprendem, descobrem, partilham alegrias e solidariedade, enquanto apoiam o Escotismo e o Guidismo local. O tamanho destas organizações pode variar, havendo normalmente de 20 a 40 membros. Por vezes as Organizações Locais organizam-se internamente em grupos de 6-8 pessoas (semelhante as patrulhas de Escoteiros/Guias)

Os Objetivos das Organizações Locais são:



  • Apoiar as Associações locais de Escoteiros e Guias nas suas atividades;
  • Participar no trabalho comunitário ao nível local;
  • Organizar ações de formação/informação contínua para os seus membros, apoiando-os no seu desenvolvimento pessoal;
  • Promover a amizade entre os seus membros;
  • Promover a amizade com outras organizações parceiras no nível nacional e internacional.

 Exemplos de atividades locais



  • Apoio a acampamentos Escotistas/Guidistas com transporte, logística e administração;
  • Excursões e outras atividades para grupos de pessoas com mobilidade reduzida;
  • Plantio de árvores e outras atividades ambientais;
  • Seminários e debates sobre tópicos relacionados a ética e outras questões relevantes;
  • Caminhadas, passeios e piqueniques para os seus membros e familiares;
  • Intercâmbios (correspondência, reuniões, encontros) com organizações parceiras.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário