Páginas Inicial

Frei Guido Scottini

 O lado Escoteiro do Frei Guido Scottini.

Por Rubem Perlingeiro

Frei Guido Scottini é natural de Rodeio, Santa Catarina. Ingressou na Ordem dos Frades Menores em 19.12.1960. Fez a profissão solene no dia 02.02.1965 e foi ordenado sacerdote no dia 21.12.1966. Atualmente, trabalha e reside no Convento Santo Antônio, no Rio de Janeiro.

Frei Guido participou ativamente do Movimento Escoteiro nos anos de 1965 e 1966, quando estudava no Instituto Teológico Franciscano.

Foram dois anos, mas bastante intensos. Quase 60 anos depois, lembra com muito carinho da sua vida escoteira, do tempo no Clã João XXIII, do nome da patrulha do primeiro curso e dos cursos que fez. Mesmo após ter morado em diversos lugares, guarda fotos das atividades escoteiras, o lenço do Clã João XXIII, certificados de cursos, um exemplar do livro Cancioneiro que ajudou a escrever, ainda lembra os textos da lei e da promessa, e de algumas canções escoteiras. Em uma das fotos, Frei Guido está no alto à direita segurando o mastro com a bandeira nacional.

Pelo brilho dos olhos do Frei Guido, dá para ver nitidamente como o Escotismo tocou o coração dele. É a tal magia do Movimento Escoteiro, que, como diz Eduard Vallory, se explica melhor pela forma como os olhos de alguém se iluminam ao recordar suas experiências do que pela tentativa de explicá-lo com palavras.




Clã Universitário João XXIII




No dia do Ramo Pioneiro de 1922, consegui com o frei Guido Scottini OFM uma foto rara do dia da promessa dos primeiros integrantes do histórico Clã Universitário João XXIII, formado, em 1965, pelos jovens frades franciscanos que estudavam no Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis (entre eles, Frei Guido).
       Segundo Frei Guido, os articuladores para a abertura do Clã foram os próprios frades em formação, principalmente os Freis Willy Gaertner e Eckart Hermann Hofling, que haviam sido escoteiros na Alemanha.
       Posteriormente, criou-se o Grupo Escoteiro João XXIII, numeral 35 da Região Escoteira do Rio de Janeiro. É um interessante (e talvez inédito) caso de grupo escoteiro criado a partir do Clã de Pioneiros.
        O Clã Universitário João XXIII escreveu o famoso livro CANCIONEIRO, com partituras de canções escoteiras, encontrado até hoje na biblioteca de muitos grupos escoteiros.






Nenhum comentário:

Postar um comentário