Páginas Inicial

Grupos Escoteiros


A mais importante efeméride neste trabalho em minha opinião é a data de fundação de um Grupo Escoteiro, por ser a célula do Escotismo Universal, onde uma ideia concebida a mais de 115 anos por B-P é colocada em pratica e tem inicio a transformação da criança num Lobinho do menino num Escoteiro do Rapaz num Sênior e num Pioneiro e finalmente num Homem de bem. Por isso a criação de um espaço somente para os Grupos Escoteiros em atividade, Grupos Escoteiros inativos, antigas Associações, basta clicar no endereço,   http://grupos-escoteiros.webnode.com/ 




18 comentários:

  1. Olá Boa noite, fiz parte do Grupo Escoteiro Arara Vermelha de Ribeirão Preto 213/SP, extinto hoje em dia, se tiver alguma informação ou dado sobre o grupo agradeço, obrigado pela atenção

    Erick Lipari

    ResponderExcluir
  2. Olá! Sou escotista do GE Buriti - 08/MA e informo que a data de fundação do Grupo é em 30 de maio de 2002. Aproveito para divulgar o blog do grupo http://grupoescoteiroburiti.blogspot.com.

    Um forte aperto de mão canhota!
    Bibiana Ribeiro

    ResponderExcluir
  3. Boa noite. Busco informações sobre o Grupo Escoteiro Tuiuti, extinto à muitos anos, vinculado ao Batalhão do Exército em Pelotas, Rio Grande do Sul. Se houver algum registro favor entrar em contato.

    Sempre Alerta!
    Bibiana Ribeiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bibiana. Fui escoteiro do Tuiuti durante cinco anos. Infelizmente, faço parte do momento histórico mais triste do grupo. Fui eu e outro colega que entregamos a chave da sede para o batalhão no último dia do grupo, quando já não tínhamos mais esperança de que algum adulto viesse para nos ajudar. Podes escrever para meu email vergaranunes@gmail.com

      Excluir
    2. Boa noite ,fiz parte do grupo de escoteiros Tuiuti de 1973 a 1975,nossa sede era dentro do Batalhão Tuiuti em Pelotas,nosso Chefe era o Chefe Brito e o Sargento Pedir era o responsável

      Excluir
  4. Oi, meu Nome é Alexandre Malheiros fui escoteiro no Grupo de escoteiro Tangará (basico ou terra)em São Vicente/SP. Em meados dos anos 1980 e pocha nem constou em sua lista.
    Mais Valeu mesmo assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Alexandre meu nome é Eduardo e fui escoteiro do grupo Tangara em São Vicente da patrulha Coiote. faça contato. edu_assenza@hotmail.com

      Excluir
    2. oi Alexandre meu nome é Eduardo e fui escoteiro do grupo Tangara em São Vicente da patrulha Coiote. faça contato. edu_assenza@hotmail.com

      Excluir
  5. SEMPRE ALERTA ,fiz parte do 70 GE VOLTA REDONDA RJ, os melhores dias de minha infancia ,um grande abraço a todos os escotistas ( VALFRIDO)

    ResponderExcluir
  6. DESDE 1916 O Grupo de Escoteiros do Ar Baden-Powell, chamado então 'First Rio Baden-Powell Group' tem se mostrado ativo no Rio de Janeiro; é talvez o mais antigo Grupo de Escoteiros em funcionamento desde a sua fundação.
    Hoje leva o apelido de '75' e está baseado na Barra da Tijuca/Recreio dos Bandeirantes.
    Por ele passou uma miríade de pessoas de todos os escalões de nossa sociedade, mas em particular, de recém-imigrantes (italianos, finlandeses, polacos, belgas, holandeses, alemães, franceses e ingleses, ao que me lembre assim de repente) de cujas tradições tivemos muito que aprender e aproveitar enquanto um cadinho de nações, em plena Copacabana dos anos de 1950 e 1960!
    O nosso Chefe Mr. Burrowes, foi agraciado com o 'Tapir de Prata' e ao que parece teve amizade ao Lord Baden-Powell, em Londres dos anos de 1920.
    No passado mais distante, um de nossos escoteiros, um jovem piloto inglês, ao que conta a história, foi abatido e morto na Batalha da Inglaterra.
    A nossa História é antiga e é curiosa e poucos de nós a conhece em sua maior parte; talvez o Ch Fred Burrowes, ou o Ch Eduardo Maïr.
    Um dia conversaremos sobre o tema . . .
    Geraldo A. Lobato Franco.

    ResponderExcluir
  7. Fiz parte de fadinha, bandeirante b1,bandeirante b2 nos anos 70 em Teresina reunião palacio do governo todo sabado

    ResponderExcluir
  8. Sempre alerta!
    Muito bom o trabalho, não tinha conhecimento desse blog, achei o máximo! Me chamo Waldineis Brito, fundei o 39ºGE do Ar Norberto Pedrosa com meu sobrinho Hudson Brito em 03/03/2012, na cidade de Marabá, suldesde do Estado do Pará.
    Inicialmente eramos da modalidade básica, mas em 03 de junho de 2013, optamos para modalidade do Ar. Hoje o 39ºGENP do Ar como é conhecido aqui, também é referência com várias atividades dentro e fora do Movimento. Apelidado de " a meca e o epicentro do Escoteirismo"!

    ResponderExcluir
  9. NOVEMBRO... Devemos recorda.
    Todos os meses de novembro desde o de 2008, quando chega esse mês, chegam juntos à nostalgia e a recordações de um dos escoteiros mais convictos que conheci. Um dos escoteirista mais idealistas, abnegado e obstinado que o Escoteirismo já teve nos últimos tempos (se não o mais).
    Novembro... mês de lembrar-se de quem já partiu para o ”grande acampamento” com o Pai Eterno.
    Novembro sempre será lembrado por quem vivenciou a perda de Norberto Pedrosa na manhã do dia 24 deste mês (novembro). Quem esteve próximo a ele (Norberto) nos seus últimos ano de vida sabe e lembra bem das suas angústias, frustrações e decepções com pessoas, “amigos” e com o Movimento Escoteiro, ao qual “voltou ao ponto de reunião” acreditando nesse Movimento (como eu acredito). Homem e escoteiro que acreditava na formação do caráter pela disciplina positivista através do Escoteirismo!
    Norberto, cujo nome significa brilho que vem do NORTE, neste mês de novembro é lembrado por todos que o conheceram. Norberto não era apegado às formalidades de técnica, mas em uma coisa sempre foi extremamente exigente: A vivência da Lei Escoteira. Costumava dizer que: “O problema do Brasil é falta de escoteirismo”. Talvez por esse motivo mais de uma centena de ‘barbudos’ o tenha hoje como “segundo pai”, e quem não sente saudades e lembra-se do seu pai?
    E por ironia do destino, é da região NORTE do Brasil (Estado do Pará) que vem a homenagem a Norberto Pedrosa, mostrando que é justo o significado do seu nome, NORBERTO é sim, o brilho que vem do NORTE.
    Esta é uma homenagem do 39º/PA- Grupo Escoteiro do Ar “NORBERTO PEDROSA.

    Marabá-PA, 01 de novembro de 2013.
    Waldineis Brito, Diretor Presidente do Grupo

    ResponderExcluir
  10. Fundado em 09/11/2013 em Itaquera . O Grupo Escoteiro Nelson Lobo conta com 80 participantes.
    Ramo: Lobo, Escoteiro e Rover.

    ResponderExcluir
  11. Homenagem feita a família que colaborou com trabalho social na região de Itaquera. Dr. Nelson e Dona Matilde. Muitos anos de trabalhos até o final de suas vidas. Cuidando de criança e famílias carentes. Deixou para a comunidade um maravilhoso espaço onde fica o grupo escoteiro. Casa do Cristo Redentor, em Itaquera.

    ResponderExcluir
  12. FUI ESCOTEIRO EM SAO CAETANO DO SUL GRUPO JOAO RAMALHO 10 ANOS HOJE TENHO 60E TENHO UM FILHO DE 9 QUERO QUE ELE SEJA ESCOTEIRO MAS MINHA ESPOSA QUER QUE EU CONTINUE NO ESCOTISMO SE EXISTIR UM GRUPO NA BAIxADA SANTISTA QUE ACEITE UM VELHO ESCOTEIRO ENTRE NO FACE OBRIGADO

    ResponderExcluir
  13. FUI ESCOTEIRO EM SAO CAETANO DO SUL GRUPO JOAO RAMALHO 10 ANOS HOJE TENHO 60E TENHO UM FILHO DE 9 QUERO QUE ELE SEJA ESCOTEIRO MAS MINHA ESPOSA QUER QUE EU CONTINUE NO ESCOTISMO SE EXISTIR UM GRUPO NA BAIxADA SANTISTA QUE ACEITE UM VELHO ESCOTEIRO ENTRE NO FACE OBRIGADO

    ResponderExcluir